Loading icon

Patrimônio Mundial da UNESCO. Ferrovia de Semmering, na Áustria.

A ferrovia de Semmering é a primeira ferrovia de montanha do mundo. O trecho mais antigo com 42 km de extensão, construído em 1848-54, passa pelo Passo de Semmering entre Murzzuschlag e Gloggnitz nas terras altas. Dado o terreno muito difícil e as diferenças de altura significativas, é uma das conquistas notáveis ​​da engenharia civil do século XIX. A estrada ainda é uma parte em pleno funcionamento da Ferrovia Austríaca do Sul.

A ferrovia Semmering foi construída entre 1848 e 1854. Cerca de 20 mil pessoas participaram da construção. O projeto é do arquiteto Karl von Gega. A estrada está implantada a uma altitude de 985 m acima do nível do mar, e devido à complexidade do terreno neste local, foi necessário cortar 14 túneis, construir 16 viadutos, alguns deles com dois pisos, bem como sobre um cem pontes de pedra e 11 pequenas pontes de ferro. Estações, estradas e estruturas administrativas são frequentemente construídas a partir de estéril obtido durante a construção de túneis.

No total, a diferença de altura ao longo da estrada é de 460 metros, e em 60% do comprimento o declive é de 20-25%, o que equivale a uma subida de 1 metro para 40 metros do caminho. Tais condições causaram aspectos técnicos completamente novos de construção e novas ferramentas e equipamentos foram necessários para a operação. Um novo projeto de locomotivas foi desenvolvido especificamente para esta estrada, uma vez que o equipamento padrão até hoje não consegue lidar com valores extremos de levantamento e raios de viragem.

A ferrovia passa por uma área montanhosa muito pitoresca. E ainda durante a construção, o conceito principal do projeto era criar uma “paisagem no jardim”, ou seja, o arquiteto procurou conseguir uma combinação harmoniosa de tecnologia e natureza. A beleza da natureza ao redor da estrada levou ao desenvolvimento de infraestrutura de recreação ao longo dela. Atualmente, Semmering é uma popular estância de esqui e balneologia; a área também é conhecida como o local das competições da Copa do Mundo de Esqui Alpino.

No dia 25 de abril de 2012, tiveram início as obras de construção do túnel de Semmering, com 27,3 km de extensão. Este túnel será um desvio para a seção de 41 quilômetros da ferrovia de Semmering. O túnel será inaugurado em 2024, com um custo total de € 3,1 bilhões.

Para viajar neste belo lugar, reserve um hotel em https:/ /hotelhunter.com/en/aus ...