Vietnã. Túneis Cuchi
Nas proximidades da cidade vietnamita de Ho Chi Minh City, há um edifício único do século XX - os túneis de Cu Chi. Eles foram usados como estruturas defensivas durante a Guerra do Vietnã. Graças a esses buracos, os partisans podem fazer ataques inesperados aos inimigos e desaparecer sem deixar rastro nas redes secretas da masmorra.
Hoje, os túneis Cu Chi são uma atração turística excepcional, permitindo que você aprenda muito de coisas interessantes sobre a vida dos partisans vietnamitas. Os turistas, tendo feito esta excursão, encontram-se em uma grande cidade subterrânea, que serviu de abrigo para centenas de milhares de vietnamitas durante os anos de guerra.
O comprimento total dos bueiros subterrâneos chega a dois cem quilômetros, e o comprimento é de dez metros. No subsolo costumavam haver alojamentos, cozinhas, quartéis-generais militares, oficinas de armas, hospitais, salas de reuniões e armazéns.
As entradas para os túneis foram feitas muito estreito para que apenas um vietnamita magro pudesse passar pelo buraco, e não grandes soldados inimigos. Hoje, algumas entradas foram alargadas para permitir a passagem dos visitantes. Em alguns lugares, os viajantes precisam rastejar de quatro, mas uma vez dentro, você pode aproveitar o espaço.
Do lado de fora, as entradas de madeira do túnel estavam mascarados com terra, galhos, além de entradas subaquáticas. Em todo o complexo subterrâneo existem aberturas para a entrada de ar. Algumas seções de Kucha foram equipadas com iluminação elétrica.
Quanto aos inimigos que ainda conseguiram entrar no túnel, eles tiveram dificuldade, a masmorra estava cheia de armadilhas em forma de estrias com granadas, poços com estacas salientes, salas com cobras e escorpiões.
Agora algumas das exposições foram movidas do lado de fora para que os turistas que não querem descer no túnel possam vê-los. Entre essas exposições há armas, várias armadilhas. Há também manequins que demonstram o processo de fabricação de explosivos e papel de arroz.